Telefone

Grande SP (11) 3018-1830
Outras localidades 0800 723 6333

Associada à

Abracam Abracam

Resolução 3721

A Instituição atendendo às disposições da Resolução CMN 3.721/09 possui estrutura de gerenciamento capacitada a identificar, avaliar monitorar e controlar seus riscos.

Diretoria - Responsável pela: aprovação e revisão periódica da Política de Gerenciamento de Riscos de Crédito, por assegurar que a estrutura está devidamente implementada e é apropriada para suas atividades e condições de mercado, provendo-a com recursos adequados.

Diretor Responsável por Riscos de Crédito - Diretor indicado a representar a Instituição junto ao Banco Central, responsável por definir as políticas e objetivos gerais e respaldar a Alta Administração com informações relevantes sobre a implementação e gerenciamento dos riscos de crédito.

Gestor Responsável por Riscos de Crédito - Colaborador designado pelo Diretor Responsável para implementar e gerenciar a estrutura de gestão de riscos de crédito. Esta atividade é realizada em unidade específica e de forma segregada daquelas relacionadas à auditoria interna prevista na Resolução CMN 2554/98.

A estrutura e Gerenciamento de Riscos de Crédito contempla sistema tecnológico (Risk Driver) apropriado para identificação, avaliação, monitoramento e controle da exposição á risco de crédito inerente a atividade da instituição.

O sistema tecnológico Risc Driver possui funcionalidades específicas que permitem a Instituição desenvolver atividades de gestão do risco, dentre as quais destacamos:

- Acompanhamento, cálculo e análise do risco de crédito da Instituição.
- Acompanhamento dos limites operacionais estabelecidos conforme política de investimento definida pela administração.
- Análise e monitoramento do impacto do risco de crédito na apuração do Patrimônio de Referência Exigido conforme instruções do Banco Central.
- Elaboração e simulação de resultados em cenários de estresse englobando ciclos econômicos, alteração das condições de mercado e de liquidez, inclusive da quebra de premissas, cujos resultados devem ser considerados quando do estabelecimento ou revisão das políticas e limites.

Assim a Instituição em cumprimento as disposições da Resolução CMN 3.721/09 gerencia seus riscos de crédito em total consonância com as disposições regulamentares.

Sua Diretoria está plenamente engajada no processo. Definiu e aprovou a política de gerenciamento e disponibilizou adequados recursos humanos e materiais. É responsável pelas informações e promoveu ampla divulgação aos clientes e colaboradores em seu site na rede mundial de computadores e/ou em publicação específica disponível a todos os interessados.